APRESENTAÇÃO

Caracterização Da Instituição:

A Escolha de uma Creche e Jardim de Infância, onde a criança irá passar grande parte do seu dia e dos seus primeiros anos de vida, não é fácil, por isso, os pais devem dedicar-lhe especial atenção.

Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento global da criança, que deve ter acesso a serviços de qualidade que respondam às suas necessidades, expectativas e interesses. A criança durante o afastamento parcial do seu meio familiar, deve sentir-se acolhida, amada e respeitada na sua originalidade, para crescer de forma saudável e harmoniosa.

Esta é a primeira etapa da sua educação básica, complementar à ação educativa da família. São os pais que conhecem a personalidade, forças e fraquezas do seu filho e quem melhor está ciente dos valores que pretende que a Creche e o Jardim de Infância respeitem.

Por isso mesmo, a Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide, procura desenvolver um trabalho de qualidade, prestando uma educação de excelência, assente em fortes princípios e convicções, as quais são partilhadas por toda a Equipa Pedagógica.

Missão e Visão Pedagógica

Todo o Projeto Educativo e todos os princípios que regem a atividade da Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide, assentam em quatro pilares do conhecimento: Aprender a ser, Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos.

Aprender a ser

  • Promover o desenvolvimento integral e harmonioso da pessoa humana, nas diferentes componentes físicas, intelectual, artística, moral e espiritual;
  • Alargar a visão do mundo, despertar para o universal, para a superação de si mesmo, para a liberdade de pensamento, discernimento e imaginação, que potenciam o desenvolvimento dos talentos;
  • Interiorizar e assumir valores que promovam a autonomia, o espírito crítico e a formulação dos próprios juízos crescendo numa liberdade responsável;
  • Viver, testemunhar e trabalhar na promoção de uma cultura da Justiça, da Paz e da Integridade da criação desenvolvendo atitudes de cooperação, inter-ajuda e solidariedade.

Aprender a conhecer

  • Desenvolver a capacidade de aprender a aprender exercitando a atenção, a memória e o pensamento;
  • Despertar para uma atitude crítica, para a curiosidade intelectual, através da reflexão, da análise e do questionamento;
  • Promover o prazer de conhecer, de descobrir e compreender, valorizando estratégias de aprendizagem que estimulem a autonomia e a educação ao longo da vida.

Aprender a fazer

  • Potenciar os conhecimentos e competências desenvolvendo a criatividade, a inovação, a capacidade de iniciativa e a aptidão para o trabalho em equipa;
  • Ensinar a aplicar os conhecimentos e competências adquiridos preparando a sua progressiva inserção na sociedade;
  • Desenvolver a capacidade de comunicar, de gerir e resolver conflitos tornando-se agente de mudança comprometido com o bem comum;
  • Promover a aquisição de uma cultura científica que privilegie o domínio das novas tecnologias;
  • Estimular à construção do seu projeto de vida num mundo onde a rapidez das mudanças se conjuga com a globalização.

Aprender a viver juntos

  • Promover a descoberta de si mesmo e do outro e a uma visão ajustada do mundo;
  • Educar para o pluralismo transmitindo conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana, tomando consciência das semelhanças/diferenças, bem como da interdependência que une as pessoas;
  • Desenvolver atitudes e capacidades de diálogo e de relacionamento interpessoal promovendo relações de confiança, de cooperação e de amizade.

Infra-Estruturas e Instalações

A nossa Instituição está a funcionar desde 1979, e desde essa altura tem sofrido múltiplos melhoramentos e ampliações, a última das quais foi em 2007-2008, na qual a Creche Jardim de Infância sofreu um alargamento das suas instalações com melhoria para a Qualidade Escolar e Serviço Educativo prestado. Todo o equipamento é em piso térreo, tem uma boa exposição solar, outras das características a mencionar, é o facto de estar afastado de zonas ruidosas, o acesso às instalações é feito de forma cómoda e segura, já que possui um estacionamento na sua área envolvente, possui ainda um Parque Infantil, espaço de recreio ao ar livre com mais de 500 m2 que permite atividades e brincadeiras em ambiente livre e seguro, já que todo o espaço é vedado e encontra-se sob vigilância de um circuito interno de câmaras a funcionar 24 horas diárias.

Possui atualmente capacidade para 170 crianças, entre os 12 meses e os 6 anos de idade. Este equipamento é constituído por 8 salas, uma Sala de Prolongamento de Atividades (Pavilhão Polivalente), uma Cozinha com confeção própria e refeitório, vários Wc adaptados às idades das crianças, inclusive Wc para crianças com deficiência, Lavandaria, Sala de Reuniões e Sala de Apoio e Terapias. Com o alargamento e melhoria das instalações, a Organização dos Espaços foi alterada, sendo que agora, a Creche Jardim de Infância possui um espaço de Receção, acolhedor e melhorado.

Organização do Espaço e dos Materiais

Para a concretização do Projeto Educativa e das Atividades que se pretendem desenvolver, é necessário espaço para essas atividades e espaço para a diversidade de materiais e apetrechamento. As crianças precisam de espaço em que aprendam com as suas próprias ações, espaço em que se possam movimentar, em que possam construir, escolher, criar, espalhar, experimentar, fingir e trabalhar. O espaço é fundamental, na medida em que afecta tudo o que a criança faz. Afecta as escolhas que pode fazer e a facilidade com que é capaz de concretizar os seus planos. Afecta as suas relações com os outros e o modo como utiliza os materiais. A sala precisa de arrumação visível e acessível às crianças.

Atualmente a Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide possui oito salas de aula, todas climatizadas, onde todo o ambiente está organizado e equipado de modo a proporcionar às crianças conforto e bem-estar, e ao mesmo tempo, oferecer-lhes amplas oportunidades de aprendizagem ativa. O mobiliário e os materiais são orientados, dimensionados e adequados para as crianças.

Nas salas de atividades, a organização do espaço e dos materiais está adaptado às necessidades das crianças, e há uma preocupação para que estes sejam seguros, diversos, funcionais e com valor estético.

  • Suavidade: na sala de atividades, as crianças têm aos seu dispor tapetes e almofadas. Este tipo de materiais não só é suave como também tem como característica: absorver o ruído.
  • Cores e texturas agradáveis: as cores que existem na sala de atividades são convidativas e atrativas para as crianças. As paredes são brancas, a porta de madeira, e a sala está decorada com trabalhos coloridos feitos pelas crianças.
  • Materiais naturais e luz: o uso de materiais como a madeira e a luz natural são utilizados de modo a suavizar o ambiente, e trazer para o interior elementos naturais.
  • Espaços tranquilos: a biblioteca, situada num canto da sala e repleta de livros proporciona às crianças espaço para parar, estar às vontade, observar sem ter de reagir socialmente. Os sítios tranquilos são particularmente importantes para as crianças que permanecem durante todo o dia na Creche Jardim de Infância, uma vez que lhes permitem ter momentos de descanso relativamente ao fluxo de interações.

Atividades | Serviços

A Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide, desenvolve com os seus alunos várias atividades, para além das que são orientadas pelas Sras. Educadoras nas Salas de Aula, e que estão divididas em Atividades Curriculares e Atividades Extracurriculares, designadamente:

  • Atividades Curriculares: Inglês; Ginástica; Atelier Lógico Matemática
  • Atividades Extracurriculares: Música; Dança e Expressão Corporal; Informática; Natação e Atelier Psicopedagógico de Intervenção Precoce (APIP)

Um dos serviços realizado na Creche Jardim de Infância é o Apoio e Aconselhamento Psicológico aos Pais e Alunos, o qual é individualizado e confidencial, sendo realizado por uma técnica especialista na área.

Os alunos são igualmente acompanhados por uma Educadora de Intervenção Precoce, destacada pelo Agrupamento de Escolas de Loures, e que semanalmente acompanha os alunos.